#18 Skull and Bones - Juggalo Championship Wrestling



Hoje, falarei sobre uma companhia indy que compartilha um status parecido com o da Hoodslam, sendo uma empresa mais "underground" no wrestling independente americano. Esta empresa, é a, por vezes divertida, por vezes violenta, por vezes fantástica, mas sem sombra de dúvidas completamente insana, Juggalo Championship Wrestling, ou JCW. Sem mais delongas, passemos ao texto;





A JCW teve seus primórdios com o lançamento do VHS "ICP's Strangle-Mania", em 1996, onde os futuros fundadores da companhia, Joseph Bruce (Violent J) e Joseph Utsler (Shaggy 2 Dope), mais conhecidos como os rappers/lutadores Insane Clown Posse, realizavam comentários humorísticos por cima dos comentários de combates da video-coleção Outrageously Violent Wrestling From Japan. 


                                    Os fundadores da companhia, Shaggy 2 Dope e Violent J, a Insane Clown Posse

Devido ao sucesso da empreitada, a dupla, em conjunto com o booker Dan Curtis, realizou por dois anos o Strangle-Mania Live (chamado em seu segundo ano de Hellfire Wrestling), eventos voltados ao wrestling hardcore que alcançaram grande sucesso em suas realizações.

Após verem o que obteram com os shows anteriores, e aliando seu conhecimento adquirido com empreitadas antigas no wretling, os ICP juntam-se aos bookers Brian Gorie e Dave Prazak (futuro fundador da Shimmer e da Shine) e realizam em dezembro de 1999, o primeiro evento da então Juggalo Championshit Wrestling, que contou com a presença de grandes lendas do wrestling americano (como The Iron Sheik, Abdullah the Butcher, King Kong Bundy e Doink the Clown).

Neste evento inaugural, a própria ICP foi coroada como os primeiros JCW Tag Team Champions, enquanto Evil Dead venceu uma 20-man battle royal para se tornar o primeiro JCW Heavyweight Champion. O evento foi filmado e lançado, em maio de 2000, como o JCW Vol. 1, tornando-se num grande best seller, ficando inclusive por quase 40 semanas no top da Billboard Sports.




Pouco tempo depois, Prazak sai da companhia, deixando o booking a cargo de Gorie, que então realiza a terceira Strangle-Mania Tour, durante os meses de abril e maio, sendo que desta vez o foco passou a ser em atletas mais jovens, como os então desconhecidos Chris Hero e Mad Man Pondo. Esta série de eventos também ganhou uma versão em vídeo, a JCW Vol. 2, que também foi um sucesso de vendas.

Em agosto, a empresa apresenta diversos combates durante a edição inaugural da Gathering of the Juggalos, evento anual criado pela ICP, que foram os últimos com Gorie no booking, já que o mesmo deixou a JCW pouco dias após o festival. Desde então, o booking ficou inteiramente a cargo de J e Shaggy. Convém lembrar que nesta época, a dupla estava sob contrato com a WCW.

E foi na WCW que a pequena empresa começou a se tornar conhecida, quando o então JCW Heavyweight Champion, Vampiro, levou seu cinturão para o WCW Nitro, no dia 21 de agosto, dizendo que aquele era o único título que lhe importava. Ele inclusive defendeu o cinturão em um combate com Tank Abbot, que contou com  os ICP na mesa de comentários.



Apesar de ser uma "mera indy", em 2002 a companhia já possuía a segunda maior bilheteria em shows de wrestling nos Estados Unidos (ficando atrás apenas da WWF), e no ano seguinte, começa a realizar lançamentos em DVD, com o JCW Vol. 3, com shows gravados em Columbus, Ohio, e lançado em novembro. Da mesma forma que no Vol. 2, vários jovens wrestlers fizeram parte destes shows, incluindo Necro Butcher, M-Dogg 20 (Son of Havoc da Lucha Underground) e Nosawa Kazushige (atualmente na Wrestle-1 e FMW).

A empresa continuou a realizar seus shows nos anos seguintes, que continuaram a alcançar grande aceitação do público. Em 2006, eles realizam sua primeira rivalidade interpromocional, juntando-se a promotora da Philadelphia Pro Wrestling Unplugged, em shows que contavam com lutadores de ambas as organizações. Também nesta época entre 2006 e 2007, começou gradualmente a ocorrer a mudança para o nome definitivo da companhia, Juggalo Championship Wrestling, que é enfim totalmente estabelecido em 2008.

Em março de 2007, a JCW inicia as gravações de seu internet show, o SlamTV!, cujos shows foram vendidos em DVD, além de transmitidos online, para uma temporada inicial de 20 episódios, que culminariam na primeira edição anual da Bloodymania, principal evento da JCW. Para estes shows, vários lutadores independentes e lendas foram chamadas, tais como Zach Gowen, 2 Tuff Tony, Human Tornado, 2 Cold Scorpio, The Great Muta e Scott Hall. Tanto o SlamTV! como a Bloodymania também foram grandes sucessos comerciais.




O grande saldo da primeira temporada do programa entretanto, foi a criação da Juggalo World Order, JWO, stable formada pela ICP, Scott Hall, Corporal Robinson e Nosawa, que depois veio a ser integrada também por Sean "X-Pac" Waltman, 2 Tuff Tony e Kevin Nash. A stable teria importância futuramente, devido aos planos de invasão em outras empresas que tentavam por em prática.

Da mesma forma que em 2007, a segunda temporada do SlamTV! realizou a construção para o Bloodymania II, tendo sido filmada em abril de 2008, durante uma tour dedicada às gravações. Além disso, em maio, empresa também realiza shows na primeira edição do festival Hatchet Attacks, criado pela gravadora própria da ICP, a Psychopathic Records.




Em novembro, enfim os planos de invasão da JWO são postos em prática, e o grupo invade o TNA Turning Point 2008. Mas na verdade, não foi bem uma invasão, já que os membros da JWO que compareceram ao evento (Hall, J, Shaggy, Tony e Robinson) haviam comprados ingressos de primeira fila para o evento.

No entanto, a presença deles (que acabou deixando o público presente extremamente animado) encheu de medo a equipe de produção da TNA, que temia que eles interferissem nos combates. Os próprios wrestlers, era dito, estavam prontos para combater o grupo caso necessário, especialmente Samoa Joe, que havia feito comentários bastante negativos sobre Scott Hall, e iria combater o também membro da JWO, Kevin Nash.




Mas o momento de verdadeira tensão veio durante o combate entre Rhyno e o Sheik Abdul Bashir (Daivari na WWE e Lucha Underground). Bashir, que é um bom amigo de Tony e Robinson, resolveu interagir com ambos, cuspindo em direção do "Corporal" (que revidou jogando cerveja no ringue) e depois dando atacando Tony. Neste momento a TNA, que não sabia que os três eram na verdade amigos, optou por remover o grupo da arena, pois viam essa situação como algo extremamente perigoso para a continuidade do show.

Em 2010, a JCW anuncia seus planos para funcionamento em full-time e cria a JCW Wrestling School, cujo treinador principal seria Mad Man Pondo. Em dezembro, eles passam a realizar eventos quinzenais em sua nova casa, a The Modern Exchange, em Southgate, Michigan, sendo que estes eventos são disponibilizados posteriormente em DVD.


                                                                         Exterior da The Modern Exchange


2011 marcou algumas mudanças na companhia, com as entradas de Scott Hall (como Consultor Executivo) e Vampiro (tanto como consultor quanto como lutador) na companhia, em fevereiro, e com a transmissão do primeiro internet pay-per-view (ippv) da história da companhia, o Hatchet Attacks, em 26 de março, transmitido da The Rave, em Milwaukee, Winsconsin. Além disso, a empresa lançou ainda naquele mês um website próprio para a transmissão de seus shows quinzenais, e nesta nova plataforma realizou de abril a julho uma conjunto de ippv's de produção própria. Entretanto, após o show de 28 de julho, o Fuck The Police, a companhia não realizou nenhum outro ippv até maio de 2012, quando transmitiu a segunda edição do Hatchet Attacks.

Desde então, a companhia continua com a realização de seus live events e ippv's, mesmo que mantendo alguma distância da grande mídia, o que acaba tornando difícil a obtenção de maiores informações a seu respeito, sendo que o website da JCW tem sido o local mais fácil de se descobrir as novas ações da empresa.

A JCW tem um estilo que costuma ser definido como um aperfeiçoamento da antiga ECW, sendo que a "Land of Extreme" é considerada pela ICP como a sua maior influência, tanto em estilo, como também até no modo de gravação dos shows. Além disso, o estilo de luta apresentado pela empresa é um misto de hardcore, puroresu e lucha libre (ou lutas com unicamente um dos estilos citados), criado através da presença regular de lutadores destes múltiplos estilos, acrescentando também toques humorísticos aos combates.




Outros traços interessantes na companhia são a presença de atrações musicais em todos os seus eventos (em boa parte artistas do próprio selo da ICP), e o fato de que não existe a política de "rematch clauses", sendo que quando um campeão perde seu título, ele deve competir todo o caminho de volta até o main event.

Os principais eventos anuais promovidos pela JCW são o Hatchet Attacks, produzido desde 2011, e realizado com o patrocínio da Psychopathic Records, e o Bloodymania, maior evento da companhia, realizado costumeiramente no inicio de agosto, durante a Gathering of The Juggalos, sempre a meia-noite, no Hogrock Campgrounds, em Cave-in-Rock, Illinois (com exceção da edição de 2014, realizada em Thornville, Ohio).




O roster regular da empresa é composto exclusivamente por lutadores independentes, tais como Colt Cabana, Necro Butcher, 2 Tuff Tony e Mad Man Pondo, a própria ICP, além das lendas da ECW, Raven e Sabu, e os ex-WWE, Rob Conway e Zach Gowen. Além disso, também conta-se a presença de lendas da WWE como Mick Foley, Scott Hall e Kevin Nash, entre outros, em alguns eventos, mas especialmente na Bloodymania.

Desde a sua criação, a JCW oferece a seus lutadores dois títulos para serem disputados: o JCW Heavyweight Championship, cujo campeão inaugural foi Evil Dead, e que está atualmente na posse de  Kongo Kong, e os JCW Tag Team Championships, cujos campeões inaugurais foram a própria Insane Clown Posse, e que atualmente estão na posse de Super Strong Tiger e The Spider Monkey.


                                                           O atual JCW Heavyweight Champion, Kongo Kong


Por fim, a JCW também conta com um pequeno Hall of Fame, instituído em 2013, e que contou com Evil Dead e Mad Man Pondo como primeiros nomeados.




Por mais que a Juggalo Championship Wrestling não seja uma companhia muito acessível em termos de estilo (algumas pessoas podem não apreciar o modo pouco ortodoxo como as lutas costumam ser conduzidas), a empresa ainda consegue constituir-se como uma interessante alternativa ao wrestling mais convencional apresentado nas demais companhias indys, e também nas companhias mainstream.

Boa parte de seus shows encontra-se disponível em seu canal do Youtube, e recomendo aos leitores que passem por lá e deem uma chance a esta empresa, pois podem descobrir uma alternativa muito divertida ao produto que estão acostumados. Boa leitura a todos, e até a próxima.

Postagens Relacionadas