Dicionário de Termos do Pro-Wrestling



Fala galera ligada aqui no The Best of Wrestling Brasil! Aqui quem fala é o Gabriel Poletto, e hoje, veremos aqui, como no título do post, o "Dicionário de Termos do Pro-Wrestling". A ideia é colocar os principais termos do Pro-Wrestling para esclarecer a dúvida das pessoas quanto a estes termos. Lembrando que não foram colocados todos, pois alguns não tem necessidade, e além do mais, são MUITOS termos. Logo, ficaria muito escasso, então aqui temos apenas os principais. Confira abaixo:

A-show - determina o show principal de uma empresa

Ace - usado mais comumente no puroresu (wrestling japonês), determina que é(são) o(s) principal(ais) wrestler(s) da empresa

Alliance - tradução literal para "aliança". Como o próprio nome diz, determina uma aliança entre dois ou mais wrestlers.

Angle - uma história ficcional que é parte de uma storyline (ver abaixo o significado).

Attire - roupa usada pelo wrestler. Também chamada de "gear" ou "in-ring gear", etc.

B-show - o contrário de A-Show, o show secundário de uma empresa.

Babyface - wrestler visto como "mocinho", posicionado como um herói na vista do público, e geralmente apoiado/aplaudido. Também conhecido resumidamente como "face".

Beat down - quando um wrestler recebe um ataque completamente dominante.

Blading - ato em que o wrestler "se corta" para sangrar durante uma luta. Também conhecido como "juicing" ou "gigging".

Book/booking - o ato de programar e/ou determinar o curso de uma storyline e de um wrestler na empresa. Escritores que determinam o curso dessas storylines ou wrestlers são chamados de "bookers" ou simplesmente "writters".

Botch - um erro não-programado durante a execução de um move (ver abaixo o significado) ou até mesmo de qualquer outra situação durante a programação de um show.

Brand - termo utilizado pela WWE para separar duas marcas do seu show: RAW e SmackDown Live, entretanto, pode significar também a marca de uma empresa no geral.

Bump - a queda feita pelo wrestler durante a execução de um move, tanto no ringue quanto em qualquer outro lugar da arena.

Burial/bury - a diminuição/queda de um wrestler aos olhos do público, a perda de credibiliade ou a queda do topo pra um esquecimento, por exemplo: um wrestler pode ficar menos over (ver abaixo significado) por culpa de outro wrestler.

Card - a organização das lutas para um determinado show.

Comeback - como o próprio nome diz, o retorno do wrestler após ser dominado em boa parte da luta.

Dark match - uma luta que não foi televisionada, geralmente ocorrida antes e depois do show ir ao ar.

Debut - estreia de um wrestler numa empresa ou num show.

Double team - quando dois wrestlers se juntam para atacar outro oponente.

Double turn - quando os dois wrestlers trocam de papel durante uma luta, como por exemplo, o face assumir o papel de heel (ver abaixo o significado) e vice-versa.

Draw - wrestler que é visto como algo a mais, que tem mais atenção do público em geral, vende mais e trás mais dinheiro até a empresa, etc.

Drop - ato de perder a luta/título.

Face of the company - "a face da companhia". O wrestler que representa a companhia sendo parte frequente do merchandising, de promoções para eventos e afins.

Fall - o fim de uma luta. Geralmente pré-determinado através de estipulações: submission match, pinfalls only e etc.

Feud - termo usado para determinar uma rivalidade entre dois ou mais wrestlers.

Fighting champion - um campeão que defende frequentemente o seu título.

Finisher - nome dado a um move frequentemente usado por um wreslter que normalmente ocasiona no fim de uma luta.

Freelancer - denominação dada à alguém que trabalha sem um contrato fixo, no wrestling também existem wrestlers que são considerados freelancers.

Gimmick - nome dado ao personagem que um wrestler adota. Associado também com o seu comportamento (face ou heel), attire que usa, dentre outras caracterísitcas que definem um wrestler.

Go-home show - o último show semanal televisionado que antecede um PPV (ver abaixo o significado)

Gold - outro substantivo dado para um cinturão, equivalente a title ou belt (um título/cinturão, respectivamente)

Heat - quando um wrestler consegue atrair o público de forma planejada, especialmente se for vaiado, pois o termo é mais usado para um wrestler heel.

Heel - o contrário de face/babyface. O wrestler que é visto como um vilão, o que pretende ser vaiado/odiado pelo público.

House show - também conhecido como "live event". Um evento não-televisionado.

Impromptu match - como o nome já diz, uma luta improvisada, que não estava anunciada no card, feita de última hora durante o show.

Independent promotion - também conhecido como "indie promotion", ou simplesmente "indys". As empresas menores que operam em locais pequenos para públicos reduzidos, e com wrestlers geralmente freelancers.

Interbrand - termo usado também pela WWE para se referir, por exemplo, a mais de uma de suas brands, como uma interbrand match por exemplo (uma luta entre wrestlers de duas brands diferentes)

Interpromotional - termo utilizado para determinar que evento e/ou luta é realizado por duas ou mais empresas diferentes.

Interference - "Interferência". O ato de algum wrestler interferir numa luta (ou até mesmo promo/segment [ver abaixo os significados]) do qual não estava inicialmente envolvido.

IWC - abreviação de "Internet Wrestling Community" (Comunidade de Wrestling da Internet). A comunidade de pessoas em redes sociais para discutir sobre wrestling.

Job - o ato de perder uma luta, e frequentemente utilizado após uma squash match. (ver abaixo o significado)

Jobber - o wrestler que rotineiramente perde as lutas para elevar talentos de outros em ascenção.

Kayfabe - o termo que pretende que tal ato ocorrido durante um show de wrestling é totalmente real. Durante os anos 80 era algo mais comum entre empresas de todo o mundo, fazendo o wrestling parecer o mais legítimo e real possível.

Kick-out - quando o wrestler exerce força para sair de um pin (ver abaixo o significado), geralmente usando a força das pernas, "se chutando para fora" da tentativa da contagem de 3, daí a origem do termo.

Legit - também conhecido como "legitimate" (legítimo). Quando algo acontece legitimamente durante um show e que não era previsto no booking, algo que não está dentro do kayfabe.

Lowcarder - um wrestler que frequentemente participa de lutas menos importantes.

Lumberjack/lumberjill - o termo utilizado para os wrestlers que ficam em volta do ringue durante uma Lumberjack/Lumberjill match. Luberjack é o termo masculino, e Lumberjill, o feminino.

Main event - a luta principal de um card.

Main eventer - um wrestler que frequentemente participa das lutas principais, dos main events.

Manager - também conhecido alternativamente como "valet". Alguém (geralmente ou não necessariamente um wrestler) que é par e apoia um dos wrestlers que estão lutando no ringue.

Mark - a definição de mark varia. Mark pode ser tanto a pessoa que acredita que o wrestling não é pré-determinado, que é real (definição antiga), tanto quanto pode ser a pessoa que crê que o aspecto da indústria importa mais do que o dinheiro que ela ganha/obtém. Também é um termo utilizado pra quem não tem tanto conhecimento sobre o wrestling, de certa forma, pode ser visto como um insulto.

Mid-carder - um wrestler que frequentemente participa das lutas consideradas médias, nem tão irrelevantes mas também nem tão relevantes, num card. Há também o upper-midcarder que é o wrestler que está num período de transição entre mid-card e main eventer.

Monster - termo utilizado para um wrestler extremamente mais forte do que outros, quase imparável. Comumente associado com algum wrestler powerhouse (ver abaixo o significado).

Move - simplesmente o nome dado à um golpe que o wrestler executa.

Near-fall - geralmente utilizado após um wrestler dar um kick-out de um pin após uma contagem de 2 e meio. É simplesmente o ato de dar o kick-out de uma forma mais próxima da contagem de 3 que o normal.

No contest - uma luta que termina sem vencedor.

No-sell - o contrário de sell (ver abaixo o significado), quando um wrestler não "vende" o move, não reage. Geralmente para simular que o wrestler não sentiu dor (kayfabe) ao receber o golpe.

Number one contender - o wrestler que é o próximo desafiante ao título.

Over - duas definições definem over: a de um wrestler que é popular entre o público e a de um wrestler que "sai por cima" numa feud.

Oversell - a forma exagerada de sell, o ato de "vender" o move de forma extremamente exagerada, acima do normal, fazendo, por vezes, o move parecer ainda mais forte do que é.

Pin/Pinfall - forma típica de conseguir uma vitória no wrestling. Consiste em prender (daí o nome "pin") o wrestler com os dois ombros encostados no ringue até uma contagem determinada (geralmente até 3). Quando essa contagem termina, é exercida uma vitória por pin/pinfall.

Pipe bomb - uma promo onde o wrestler aparenta ter quebrado o kayfabe. Geralmente quando ocorre, o wrestler cita fatos internos ocorridos na empresa, o que gera um tumulto entre o público sobre o que foi dito que pode ser real ou não.

Plant - um wrestler que, inicialmente, é um fã ou um membro do público, e que ocasionalmente está sentado na primeira fila, e que pode, ou não, intervir numa luta ou num show. Um caso conhecido disso foi o debut de Santino Marella na WWE, em 2008.

Pop - o ato de receber aplausos e/ou uma reação positiva vinda do público num geral.

Promo - um monólogo ou uma entrevista feita por algum wrestler.

Push - o ato de colocar um wrestler em ascenção na empresa. Quando isso é feito de forma excessiva/exagerada, é chamado de overpush.

Repackage - quando um wrestler é recolocado no roster (ver abaixo o significado) com uma nova gimmick, ou até mesmo, o novo uso de outra forma de uma theme song (ver abaixo o significado).

Ring general - termo utilizado para denominar um wrestler mais experiente.

Ring psychology - ou simplesmente "psychology" (psicologia). É como o wrestler consegue trazer o público de uma forma envolvente na luta, o quanto ele consegue fazer com que os fãs "se emocionem" com o que estão vendo.

Screwjob - quando o fim de uma luta é considerado injusto ou controverso. Um worked screwjob é já parte do show de forma pré-determinada, enquanto um shoot screwjob é quando o fim de uma luta é mudado sem informar o wrestler perdedor. Um dos mais famosos casos disto foi o famigerado Montreal Screwjob, no Survivor Series de 1997.

Segment - similar à promo. Geralmente feito por dois ou mais wrestlers.

Sell - o ato de reagir o move de forma com que seja convincente, parecendo/pretendendo/implicando que ele realmente machucou. É o ato de "vender" o move, daí o nome.

Shoot - quando um wrestler de forma deliberada vai totalmente fora do script, quebrando assim o kayfabe.

Signature move - semelhante ao "finisher". Um move usado com mais frequência por um wrestler, mas que, não necessariamente, termina uma luta.

Smark - abreviação de "smart mark" (mark inteligente). Termo inicialmente utilizado para definir aqueles que entendiam que o wrestling não era real e era pré-determinado (antiga definição, contrário de mark). Hoje em dia é associado diretamente com aquele que deliberadamente se diz ou pretente ser alguém que entende de wrestling mais do que os outros, mais visto como uma espécie de insulto.

Spot - uma série de ações (geralmente de maior risco) pré-determinadas numa luta. Também é associado como um ponto alto da luta.

Spotfest - uma luta feita apenas de spots, ou feita com spots em sua maior parte.

Squared circle - termo alternativo utilizado para "ringue".

Squash - uma luta de apenas um lado, onde o vencedor domina ela completamente. Geralmente é uma luta curta e feita com um wrestler em ascenção contra um ou mais jobbers.

Stable - um time de três ou mais wrestlers.

Stiff - o ato de usar de força excessiva durante a execução de um move, ou, simplesmente um golpe real durante uma luta.

Submission - pode ser tanto o ato de se submeter numa luta como uma estipulação (submission match)

Tap out - o ato de se desistir de uma submissão (literalmente submeter-se). Ocorre quando o wrestler dá alguns tapas no ringue ou até mesmo no seu oponente, daí o nome.

Titantron - um telão geralmente posicionado acima da rampa de entrada dos wrestlers. Geralmente mostrando um wrestler de forma resumida, com algumas promos, moves, e etc., enquanto é tocado o seu theme song.

Theme song - a música-tema de um wrestler. Geralmente ligada com a gimmick que o wrestler possui.

Turn - a mudança de comportamento de um wrestler, de face para heel (heel turn) ou heel para face (face turn).

Tweener - um wrestler que não é nem face e nem heel, é literalmente um meio-termo entre os dois. Age de forma neutra. Algumas vezes mais como um heel, outras mais como um face.

Unified - a unificação de dois titles em apenas um.

Vacant - quando um título é vago, ou seja, não tem um campeão.

Work (substantivo) - quando é algo planejado para acontecer. O oposto de shoot.

Work (verbo) - ato de atacar apenas uma parte do corpo do oponente.

Worked shoot - quando um wrestler simula ter saído do script, uma "fusão" de work e shoot.

Young lion - termo utilizado para descrever um novato, que também pode ser conhecido como "young gun(s)" ou apenas "rookie".

Como já mencionado anteriormente, aqui não estão todos os termos, apenas os principais. Porém, se você conhece mais algum, conhece a definição, e deseja ajudar quem quer saber mais sobre eles, deixe nos comentários abaixo.

Postagens Relacionadas